Neuropsicopedagogia

Se o que te motiva é desvendar o que pode existir por trás de uma limitação de aprendizagem no intuito de conseguir auxiliar pessoas a se desenvolverem cada vez mais, venha se tornar um especialista em Neuropsicopedagogia, pois é este profissional que consegue atrelar conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para uma melhor avaliação de quadros de aprendizagem e , assim, auxiliar o desenvolvimento das pessoas.

PÚBLICO-ALVO

Docentes, pedagogos, psicólogos, profissionais com graduação completa em áreas relacionadas à Saúde e Educação, que estejam buscando uma maior capacitação no segmento de Neuropsicopedagogia. Profissionais com formações correlatas, que gostariam de aprofundar seus conhecimentos ou atualizar suas formações acadêmicas.

OBJETIVO DO CURSO

Fornecer ao profissional a compreensão e habilidades para promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, do diagnóstico, da reabilitação e da prevenção de dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

Conheça a Sua Jornada da Pós-graduação em Neuropsicopedagogia

Inicio da Jornada
Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica
Educação Psicomotora
Neurociência das Emoções
Neurociências: Fisiologia e Anatomia Funcional
Neuroeducação e Metodologias Ativas
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
Psicopedagogia Institucional
Certificado de Conclusão
Tecnologias Assistivas

SUA JORNADA EM DETALHES

Descubra o que VOCÊ irá aprender em cada etapa de seu curso.(Grade Curricular)

Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica

Neuropsicologia: psicopatologias e transtornos de aprendizagem; Funções Cognitivas e os Aspectos da Avaliação Neuropsicológica; Instrumentos Avaliativos Neuropsicopedagógicos; Diagnóstico Neuropsicopedagógico; Intervenção em Neuropsicopedagogia: métodos e práticas; O papel da Neuropsicopedagogia nas Instituições.

Educação Psicomotora

Esta disciplina é muito importante pois possibilitará o domínio de questões importantes do desenvolvimento de discentes. Nesta disciplina, o aluno irá aprender os conceitos, estruturas e elementos básicos da psicomotricidade que se inclina em estudar o movimento do corpo e a relação com o meio ambiente e os processos de ensino-aprendizagem. Outro ponto fundamental é que o aluno entenderá como a psicomotricidade está associada ao desenvolvimento da criança/aluno e a partir de que momento é desenvolvido as habilidades motoras.
O aluno compreenderá como a avaliação psicomotora é desenvolvida, em que momento deve ser aplicada e quem deve ser responsável por aplicá-la, a coleta de resultados e quais ações que o profissional da psicomotricidade pode realizar para o aluno. O aluno será capaz de entender o processo de desenvolvimento psicomotor do indivíduo e sua identificação em um indivíduo.

Neurociência das Emoções

A evolução das emoções humanas;
As Bases Neuropsicológicas das Emoções;
A influência das emoções no aprendizado;
Afetividade e inteligências;
Plasticidade Cerebral e as emoções;
Distúrbios emocionais e suas influências.

Neurociências: Fisiologia e Anatomia Funcional

Fundamentos das Neurociências: história, evolução e conceitos básicos;
Neurotransmissão: processos bioquímicos e elétricos das sinapses;
Desenvolvimento do sistema nervoso: neuroembriologia e neuroanatomia;
Organização funcional do sistema nervoso;
Neurociência cognitiva e comportamento humano;
Neuroplasticidade;
Bases Neurobiológicas das Psicopatologias.

Neuroeducação e Metodologias Ativas

Princípios das Neurociências Cognitivas e Aprendizagem;
Linguagem e o Desenvolvimento Cognitivo;
Atenção, Emoção e Memória: contribuições para aprendizagem;
Inteligência e Funções Executivas;
Neurociências e os Transtornos de Aprendizagem;
Métodos e ferramentas da Neuroeducação;
Aplicações Neurocientíficas nas Metodologias Ativas de Ensino.

Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Desenvolvimento e aprendizagem: conceitos e teorias. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. O processo da psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar

Psicopedagogia Institucional

Essa disciplina ajudará os alunos a compreenderem a psicopedagogia na perspectiva da prática institucional, além de conceituar e caracterizar a psicopedagogia institucional, pois é importante reconhecer o papel do psicopedagogo nos diferentes espaços institucionais e identificar e aplicar diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de investigação e diagnóstico institucional. O contexto apresentado também permitirá aplicar estratégias de intervenção e tratamento de ações preventivas e terapêuticas nas dificuldades de aprendizagem.

Tecnologias Assistivas

Introdução às Tecnologias Assistivas: história, conceito e objetivos;
Tecnologias assistivas e Inclusão digital;
Normas e padrões nacionais e internacionais sobre acessibilidade;
Categorias de Tecnologias Assistivas;
Comunicação Alternativa e a Inclusão;
Tecnologias Assistivas no contexto educacional: métodos e estratégias.

CONTEÚDOS VALIOSOS QUE VÃO ALÉM DE VIDEOAULAS

Lives, podcasts, ebooks e outros materiais pensados para corroborar uma educação de qualidade com um aprendizado mais fluído.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EXCLUSIVO

Altamente focado no usuário, o Ambiente Virtual de Aprendizado da Faculdade Estratego foi desenvolvido para ser eficiente, poupar tempo e tornar o ambiente online mais empolgante ao aluno.